domingo, 6 de abril de 2008

OS SEGMENTOS DA AUDITORIA

Existem dois segmentos na auditoria que são a interna e a externa. A primeira tem como base fundamental o assessoramento da administração empresarial para desempenho, fornecendo-lhe análises, avaliações, recomendações sobre as atividades auditadas. A externa examina as demonstrações financeiras ou contábeis, apresenta as verdades da situação da empresa. Os dois segmentos trabalham com documentos comprobatórios, aplicam técnicas de verificação, emitem as informações fiéis da situação da empresa.
Para o fisco, o auditor interno torna-se um colaborador importante, pois auxilia indiretamente nas aplicações das leis fiscais. A auditoria interna é uma atividade regulada no âmbito da liberdade de decisão do regime interno das empresas as atribuições do fiscal estarão definidas no manual interno da empresa.
O auditor independente também examina e mede o grau de confiança do controle interno que se pode atribuir às demonstrações financeiras, porém não se preocupa em identificar e prevenir fraude, a não ser que as mesmas afetam substancialmente as demonstrações contábeis em exame.

Nenhum comentário: