domingo, 6 de abril de 2008

ORIGEM DA AUDITORIA NO BRASIL

A história da auditoria se perdeu no decorrer do tempo, e o nome do primeiro auditor talvez permaneça para sempre ignorado.
Aqui no Brasil, não existem divulgações de pesquisas sobre as origens da auditoria, sendo somente certo que teve origem inglesa. Segundo Jund (2002c, p. 5): Apesar de formalmente organizada em 26 de março de 1957, quando formado o Instituto de Contadores Público no Brasil, em São Paulo, a auditoria foi oficialmente reconhecida apenas em 1968, por ato do Banco Central do Brasil. O fortalecimento da atividade, todavia, ocorreu em 1972, por regulamentações do Banco Central do Brasil, conselho Federal de contabilidade e Instituto dos Auditores Independentes .
Posteriormente, face ao desenvolvimento da economia e a abertura do Mercado de capitais, com a entrada de grandes multinacionais a Auditoria passou a ser exigida pela matriz daquelas empresas em relação a suas filias aqui no Brasil.

Fonte: JUND, Sergio. Auditoria. Rio de Janeiro: Impetus, 2002.

Um comentário:

Unknown disse...

Um grande passe foi dado, onde a Auditoria no Brasil, veio auxiliar na nossa economia, podendo verificar a exatidão dos documentos hábeis. Onde um dos problemas que o nosso país sofre, o cartão corporativo, um um documento descrito com com verdadeiras informações porém inadequada aos olhos de nos Brasileiro. Um campo profissional ainda a ser muito efetivo em nossa sociedade.
Parabéns Bárbara e Cláudia pelo exelente Blog